Blog

Marketing Digital 2020 – Como colocar um site na primeira página do Google

Marketing Digital e SEO

Nos últimos anos, venho me dedicando a projetos de desenvolvimento de sites em WordPress e SEO, buscando entender como funciona o posicionamento de sites no Google e pesquisando o que é preciso para ter um site na primeira página.

Para quem ainda não é muito familiarizado com o termo, SEO é um conjunto de técnicas relacionadas ao código e conteúdo do site que quando bem otimizado posiciona o site nas primeiras posições dos sites de busca.

Vamos começar com uma lista de tudo que precisaremos fazer e que iremos abordar em detalhes durante o curso.

  1. Registrando um domínio

    Se você já possui um domínio poderá pular essa etapa, caso não possua, você pode registrar um no site registro.br ou em outros sites de hospedagem que também oferecem esse serviço, como Hostgator e Go Daddy.
  1. Escolhendo um servidor de hospedagem

    O servidor de hospedagem está diretamente relacionado com o SEO do site, considerando que um dos fatores que ajudam a posicionar o site é a performance. O ideal é que o servidor de hospedagem tenha uma boa reputação e esteja com todos os seus recursos atualizados com as últimas versões de PHP e banco de dados, que possua certificado SSL (https) para o site hospedado e que possua também um bom suporte.

    Hospedagem compartilhada ou dedicada

    Uma coisa importante para se avaliar é se a hospedagem é compartilhada ou dedicada. A maioria dos sites utilizam hospedagem compartilhada pelo baixo custo comparado com uma hospedagem dedicada, onde o servidor só tem o seu próprio site.

    Hospedagem cloug

    Um outro tipo de hospedagem que vem sendo muito utilizada é a hospedagem cloud, ou em nuvem, onde vários servidores são utilizados em conjunto servindo um espaço do servidor chamado de cluster, isso faz com que os sites tenham um melhor uptime, que é o tempo em que o site fica no ar sem quedas.

    Nos meus projetos eu utilizo o serviço de hospedagem em nuvem da Cloudways, www.cloudways.com, é um pouco mais caro do que as hospedagens compartilhadas mas ajuda muito em questão de performance, em breve publicarei um artigo mostrando como criar e configurar um site nesse servidor.
  1. Desenvolvimento do site usando WordPress Usar o WordPress para desenvolvimento do site ajuda a economizar tempo sendo que é um framework que tem tudo o que um site precisa e já vem tudo praticamente pronto. Na maioria dos servidores de hospedagem é possível inclusive instalar ele automaticamente e colocar para rodar em minutos.

    Após a instalação do WordPress, devemos escolher um tema e instalar alguns plugins para que o site fique otimizado para os sites de busca.

  2. Plugins WordPress para otimização de código e conteúdo Alguns plugins configuram automaticamente serviços no servidor, como compressão de arquivos, armazenamento em cache, certificado SSL para o site ter https, entre outros recursos. Vou listar alguns deles abaixo:

    Plugins para Otimização de Conteúdo

    – Yoast SEO

    O plugin Yoast SEO é o mais utilizado para

    Plugins para Otimização de código e servidor

    – W3 Total Cache




Entre em contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by